Ter suas despesas em ordem é de extrema importância para conseguir guardar dinheiro e não se enrolar com as contas. Saiba como!
Como está o seu planejamento financeiro pessoal para 2022?
Ter suas despesas em ordem é de extrema importância para conseguir guardar dinheiro, não se enrolar com as contas de começo de ano, e começar 2022 com tudo!
Apesar de todos os anos esse assunto ser abordado das mais diversas formas, as estatísticas não mudam. De acordo uma pesquisa feita pelo SPC Brasil e pela CNDL, 58% dos brasileiros admitem que não se dedicam às próprias finanças.
“Seis em cada 10 brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, e 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. Há, também, aqueles que precisam recorrer ao crédito para complementar a renda.”
Fonte: Agencia Brasil
A Oeste Seguros quer te ajudar a organizar suas finanças, para que isso não seja apenas mais um desejo de ano novo.
O que você vai aprender nesse Blog Post:
- Faça o balanço: Veja o que você gastou e ganhou no ano passado
- Separe e organize todas as suas contas fixas e variáveis
- Faça uma reserva de emergência
- Estabeleça metas tangíveis para investimento
- Tenha cuidado com as parcelas do cartão de crédito e outros empréstimos
- A vida não é só juntar dinheiro: Faça planos para férias e coisas boas!
- Procure manter um estilo de vida que esteja de acordo com sua vida financeira
- Não se esqueça do Imposto de Renda
- Otimize como você irá gastar o seu 13º
- A importância do planejamento financeiro para 2022
Fonte: Freepik
Se você sente que isso é praticamente impossível, seja pelo seu salário, ou falta de organização, a gente veio te mostrar que não é! Basta muito conhecimento e disciplina na hora de se planejar.
1) Veja o que você gastou e ganhou no ano passado
Essa primeira dica é coringa! Para iniciar o seu processo de organização, você precisa saber tudo o que você ganhou, e tudo o que você gastou. Assim o caminho ficará muito mais fácil de ser traçado.
Vale fazer uma lista no caderninho, contabilizar em aplicativos ou até mesmo em uma tabela do Excel, mas não deixe de fazer esse balanço.
Divida seus gastos em subcategorias: Alimentação, lazer, educação, transporte, tudo é válido! Começar o ano ciente dos erros e acertos é muito importante para não se perder mais ora frente e ter um planejamento financeiro realmente eficiente.
2) Separe e organize todas as suas contas
Um planejamento financeiro eficaz inclui categorizar suas contas fixas, e também todas as contas não fixas. Separando as contas dessa forma fica muito mais fácil de visualizar qual porcentagem da sua renda já está comprometida naquele mês, e o que você ainda tem disponível para investir e gastar.
3) Faça uma reserva de emergência
Um dos maiores erros quando o assunto é finanças pessoais é não fazer uma poupança de emergência. É muito melhor ter um pouco de dinheiro guardado, do que precisar recorrer aos empréstimos bancários ou de financeiras. Os juros dessas instituições geralmente são bem altos, e há uma grande chance de você entrar em uma bola de neve sem nem perceber.
Tente separar mensalmente pelo menos 5% do seu salário para emergências. Ela deverá ser usada para toda situação que não estava prevista em seu orçamento, como reparo de automóvel, despesas com doenças, com essa reserva você sempre estará amparado.
Importante lembrar que é necessário sempre repor essa reserva, assim que possível, para que você não passe por apuros futuramente.
4) Estabeleça suas metas para investimento
É nessa fase que é liberado sonhar! Você precisa ter em mente exatamente o quer conquistar no próximo ano, quanto dinheiro você quer ter, e colocar esse plano em ação. Se você tornar esse investimento uma prioridade em sua vida financeira, ele reduzirá muito as chances de um endividamento futuro.
Separe uma quantia estabelecida previamente para esse investimento, e o mais importante, não deixe seu dinheiro parado sem render. Planeje-se como se essa parcela do seu salário fosse uma parcela fixa paga para você mesmo, mas que não sufoque o seu orçamento e muito menos prejudique o pagamento das contas fixas da casa.
Você precisa calcular muito bem essa quantia que está sendo investida, conseguindo mantê-la com conforto, o que vier, literalmente, é lucro.
Uma ótima opção de investimento, com retorno garantido é a Previdência Privada. Ela mudou muito nos últimos anos, acompanhado a evolução do mercado de investimentos.
As Seguradoras reduziram as taxas, e melhoraram a gestão dos seus fundos de investimento para garantir rentabilidades mais atrativas, e muitas vezes superiores a outras opções de médio e longo prazo.
Hoje você pode utilizar o produto para fazer um planejamento financeiro pessoal ou familiar de longo prazo, e decidir no futuro se vai converter sua Reserva em uma renda mensal; ou investir em um sonho seu, ou de quem você mais ama.
Além disso, você consegue alguns benefícios que nenhum outro investimento vai lhe oferecer:
- ter renda complementar à Previdência Social;
- economizar até 12% no seu Imposto de Renda anual;
- contratar seguro de vida adicional garantindo a proteção de sua família;
- obter rendimentos maiores que poupança e muitas vezes que o CDI;
- solidez oferecida pelas parceiras entre Seguradoras e Fundos de Corretoras reconhecidas no mercado financeiro.
A Oeste Seguros possui uma equipe especializada para te ajudar a encontrar qual o melhor produto que vai se adequar à sua necessidade, e seu perfil de investimento.
Caso você já tenha uma previdência, nós realizamos uma análise sobre seu investimento, trazendo comparativo de taxas e rentabilidade com os planos que trabalhamos, a fim de identificar oportunidades e também esclarecer os pontos fortes dos seus investimentos.
Esse trabalho é totalmente gratuito. Você não paga nada por isso, e ainda fica conhecendo melhor os investimentos que já possui.
5)Tenha cuidado com as parcelas do cartão de crédito
Com certeza o cartão de crédito tem vários pontos positivos, mas parcelar todas as suas compras pode acabar se tornando um grande problema.
Especialistas afirmam que o cartão de crédito e o cheque especial com seus altos limites criam uma ilusão de que aquele dinheiro é seu, mas não é. Aliás, esses limites costumam ser bem maiores do que sua renda total mensal.
Além disso, as compras feitas pelo cartão de crédito ainda contam com a nada agradável surpresa dos juros. Caso você parcele uma compra e não se atente a esse “detalhe”, seu produto pode sair bem mais caro no final das contas.
6) A vida não é só juntar dinheiro: Faça planos para férias e coisas boas
Ter dinheiro na conta é bom, investir também é! Mas gastar com coisas boas também é necessário. O mais importante é fazer isso de forma inteligente e consciente.
Logo no inicio do ano, marque no calendário se possível suas férias e feriados em que você terá gastos extras com viagens e passeios, e determine o valor que será gasto nessas ocasiões.
Não importa qual ocasião seja, junte uma quantia de dinheiro especificamente para ser gasto naquele dia.
Lembre-se: Quanto mais cedo você iniciar, mais tranquilo será o seu orçamento.
7) Procure manter um estilo de vida que esteja de acordo com sua vida financeira
Pense bem se há necessidade de trocar de carro naquele momento, ou sair para comer fora todos os finais de semana. As vezes equilibrar esses gastos podem fazer uma grande diferença no orçamento da casa, possibilitando um investimento com retorno muito maior a longo prazo.
– Você pode se divertir mesmo economizando nos programas do final de semana: Troque os restaurantes, por jantares diferentes e temáticos em casa.
– Chame os amigos em casa para fazer uma noite de jogos em vez de ir naquele barzinho badalado.
– Escolha datas específicas para jantar fora e reserve uma quantia de dinheiro para ser gasta ali.
8) Não se esqueça do Imposto de Renda
Lembre-se desde o inicio do ano de reunir toda a documentação necessária para prestação de contas.
Outra dica bacana é que se possível, envie a sua declaração o quanto antes. Caso você tenha preenchido com algum dado errado, há tempo de corrigi-la evitando cair em malha fina, gerando uma grande dor de cabeça por conta das multas.
9) Otimize como você irá gastar o seu 13º
Acabou usando o 13º do ano passado para fazer comprinhas na Black Friday, ou adiantar a compra dos presentes de natal? Tudo bem! Quem nunca?! Mas 2022 pode ser bem diferente: utilize ele para começar o ano mais tranquilo, já que esse é um período cheio de despesas, como IPVA, IPTU, material escolar e outros.
O maior objetivo do planejamento financeiro é chegar ao final do próximo ano, com uma boa reserva financeira e também com investimentos rendendo dinheiro pra você.
Ao concluir esse objetivo, você estará entrando no próximo ano com muito mais tranquilidade e melhores condições financeiras.
Fonte: Freepik
A importância do planejamento financeiro para 2022
No próximo ano, tudo aponta que a inflação continue muito alta, devido a pandemia e a crise econômica no Brasil, então é bom estarmos com nossas reservas em dia.
Segundo João José Oliveira, da UOL:
“Quanto mais tempo a inflação permanecer elevada, mais o Banco Central vai elevar os juros. Quanto mais os juros subirem, menos espaço as empresas terão para aumentar vendas. Sem crescimento de consumo, o empresário não tem por que aumentar a produção nem contratar mais trabalhadores”
Faça um orçamento grátis com nossos especialistas clicando no botão abaixo:
Gostou desse conteúdo? Então veja esse vídeo que preparamos: