> TODAS

> VIDA E ACIDENTES

> ESTÁGIO

> SAÚDE

> PREVIDÊNCIA

> VIAGEM

> AUTOMÓVEL

> RESIDÊNCIA

07/10/2021 09:57

  Views  

Temporais e vendavais, você sabe como agir?

Após dias de tempo instável, a previsão do Clima Tempo é de que vai voltar a chover forte no estado de São Paulo nos próximos dias e no final de semana prolongado.

Isso gera um estado de alerta em toda a população, já que na última sexta-feira (01/10), cidades do interior do estado sofreram com uma tempestade de areia em que os ventos atingiram até 92,7 km/h em algumas cidades. Esse fenômeno, conhecido como Haboob, é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, acabam formando uma espécie de "rolo compressor" de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

A seguir você vai saber como deve agir caso ocorra algum desses fenômenos climáticos, e também como acionar o seu seguro em caso de sinistro.

Saiba como agir em caso de vendaval:

É recomendado permanecer abrigado até a diminuição dos ventos, lembrando que sempre devemos evitar árvores, coberturas metálicas e torres de transmissão por conta da possiblidade de descargas elétricas.

Caso esteja dirigindo, diminua a velocidade e procure estacionar o veículo em local seguro.

Em casa ou no trabalho, feche bem as portas e as janelas evitando canalizações de ventos no interior do prédio. Não se esqueça também de fechar as cortinas e persianas, assim, caso alguma janela se quebre, a chance de os estilhaços ferirem alguém são bem menores.

Se possível, desligue os aparelhos elétricos e feche o registro da água e gás, evitando agravamentos no caso de queda de árvore;

Evite também o contato com cabos ou redes elétricas caídas, o risco ao entrar em contato com eles é muito grande. Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros Militar (193) ou a Defesa Civil sobre estes perigos;

Saiba como agir em caso de temporal:

É muito importante lembrar que em dias que estiverem ocorrendo descargas elétricas, não é aconselhada a utilização de aparelhos elétricos e eletrodomésticos durante a tempestade. Tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos é um indicativo de que existe um problema de aterramento na instalação;

Evite utilizar o telefone fixo durante o temporal, pois uma descarga atmosférica também pode entrar pela rede de dados;

Nunca se abrigue sob objetos isolados, como árvores e postes de luz. Procure uma casa de alvenaria e fique sempre longe de janelas e portas metálicas.

Os carros são um dos melhores abrigos contra os raios, não pelos pneus, como estamos acostumados a ouvir, mas sim pela proteção proporcionada por um fenômeno conhecido como “Gaiola de Faraday” que, em resumo, significa que a eletricidade não penetrará o interior de um veículo fechado;

Ainda se não há nenhum abrigo por perto, a melhor opção é se agachar, colocar a cabeça entre as pernas e abraçar os joelhos. Permaneça todo o tempo com os pés juntos, em contato com o chão e no local mais baixo do terreno.

Caso você esteja em um grupo de pessoas durante a tempestade de raios, mantenha uma distância de pelo menos 50 a 100 metros entre cada pessoa;

Já nas zonas rurais, devemos tomar cuidado com as cercas longas. As mesmas devem ser seccionadas e aterradas, evitando criar um caminho contínuo para os raios como uma cerca elétrica.

Em caso de algum cabo do sistema elétrico se romper, nunca toque nem chegue perto do local. Caso ele tenha caído sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar ou tocar no veículo. Isole a área e acione imediatamente a empresa distribuidora de energia responsável.

Esteja sempre preparado com os alertas climáticos da Defesa Civil por SMS:

Assim que cadastrado o seu número de celular e informar a sua região, você irá receber alertas e informações da Defesa Civil sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas, granizo e vendavais.

Para se cadastrar basta enviar uma mensagem SMS do telefone celular para o número 40199 da Defesa Civil. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse.

Você pode cadastrar mais de um CEP e os informativos são totalmente gratuitos.

 Meu imóvel foi danificado, como devo agir para acionar o seguro?

Primeiramente, durante o vendaval, proteja-se. Sua vida e sua saúde são os seus bens mais preciosos!

Passado o vendaval, e em segurança, faça o registro fotográfico e em vídeo dos bens danificados, evidenciando os danos causados. Não esqueça de tirar uma foto da fachada da residência/empresa onde apareça o numeral da casa. Também, se possível, faça uma relação de todos os bens danificados.

Coletadas essas informações, avise seu corretor e tenha em mãos os documentos pessoais do titular do seguro.

Os clientes Oeste Seguro, podem entrar em contato pelo (18) 99628-1306. Nós temos uma equipe especializada para te atender, e tomaremos todas as providencias necessárias para te amparar nesse momento delicado.

 Se você ainda não é nosso cliente, entre em contato pelo 0800 da sua seguradora. Todas elas possuem um canal de atendimento 24h para te atender em caso de sinistro.

Após a comunicação do sinistro, será feito o agendamento da vistoria do local para entender melhor o ocorrido. Lembre-se que para tornar esse processo mais rápido, tenha em mãos o orçamento de reparo ou substituição dos bens danificados para o vistoriador.

Após a realização da vistoria, providencie toda a documentação que a seguradora irá solicitar e faça o envio pelo canal apropriado. Mas se você é nosso cliente, pode ficar tranquilo: basta nos encaminhar a documentação necessária que daremos continuidade no processo para você.

Lembrando que é muito importante apresentar o laudo fornecido pelo instituto meteorológico ou publicação do evento por meio da imprensa local, podendo ser uma matéria na internet, jornais ou revistas.

Após todos esses procedimentos seu sinistro irá para análise da seguradora, com prazo para resolução de até 30 dias.

Muito mais fácil ser Oeste, não é? Contratar um seguro residencial é uma decisão simples e barata que você pode decidir agora e mudar sua vida ainda hoje, clique no botão abaixo e simule o seu seguro residencial com um dos nossos consultores, totalmente de graça e sem compromisso.

Fonte:https://www.mundodaeletrica.com.br/gaiola-de-faraday-o-que-e-qual-a-sua-aplicacao/

 

Comentários

carregando...

Deixe seu comentário e avaliação!

logo oeste